A performance das empresas continua sendo observada através dos seus resultados financeiros. As empresas devem ter total clareza nas análises de suas unidades de negócios geradoras de resultados e despesas, permitindo correções rápidas de desvios de rotas, evitando perda de tempo e dinheiro.

Os serviços de auditoria da VACC contribuem para oferecer credibilidade às demonstrações financeiras da sua organização, permitindo que investidores, acionistas e todos os agentes de mercado reconheçam o valor real da sua empresa e propiciem maior solidez ao ambiente de negócios. A consultoria contábil auxilia nesse processo de gerar mais solidez.

Clique nas opções abaixo para maiores detalhes:

Auditoria das demonstrações financeiras

Serviço com o objetivo de oferecer maior credibilidade para as demonstrações financeiras de uma empresa, fazendo uso da Metodologia VACC, que permite uma combinação de enfoque de auditoria, documentação padronizada e tecnologia integrada.

Nosso desafio é basear nossas conclusões de auditoria por meio de um pleno entendimento dos negócios, produtos e processos da sociedade auditada, bem como dos respectivos riscos. Um desafio adicional é atingir um amplo entendimento dos controles gerenciais e dos processos operacionais e de sua eficácia para monitorar e reduzir os riscos das operações.

Revisão limitada das demonstrações financeiras

Trabalho de revisão de reportes periódicos ou anuais de forma a avaliar se os critérios contábeis adotados estão de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade para necessidades específicas das empresas.

Revisões intermediárias

Trabalho de revisão dos reportes periódicos (trimestrais ou semestrais) dos resultados de uma empresa, comparados com os resultados do ano anterior, para fins de reporte ao exterior ou atendimento a órgãos reguladores.

Laudos contábeis

Emissão de laudos a valor contábil para fins de cisão, fusão e incorporação de empresas.

Análise e validação de saldos contábeis

Realização de trabalhos específicos demandados em situações de dúvidas e/ou disputas entre partes, relativas a resultados de uma transação comercial ou financeira, alegações de conduta não ética ou fraudulenta e necessidade de validação de controles internos sobre processos operacionais e contábeis.

Procedimentos previamente acordados

Serviço que visa fornecer informações úteis para propósitos específicos dos clientes referentes a informações financeiras e não financeiras, a partir da aplicação de procedimentos limitados e específicos em contas das demonstrações financeiras e de determinados procedimentos de controles internos, investigação para aquisição de empresas etc.

Validação independente de dados

Validação de informações e estatísticas financeiras e não financeiras, para fins comerciais ou jurídicos, que fornecem apoio à posição assumida pelo cliente.

IFRS

Conversão e preparação das demonstrações financeiras conforme as Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRSs, sigla em inglês para “International Financial Reporting Standards“), o padrão internacional de demonstrações financeiras.

Reporting Advisory Services (RAS)

Preparação das demonstrações financeiras, incluindo as relacionadas a empresas que serão vendidas, cindidas parcialmente ou adquiridas, informações financeiras “pró forma” relacionadas a aquisições de negócios e destinação de recursos, entre outras requisições dos órgãos reguladores.

Também inclui respostas a cartas-comentário e aos outros questionamentos de órgãos reguladores.

Due diligence contábil

Serviços de apoio no processo de compra e venda de empresas ou unidades de negócios, a partir de trabalhos que envolvem revisão e análise das demonstrações financeiras e das operações do vendedor, empregando procedimentos de auditoria previamente acordados.

O enfoque do serviço é o de conhecer os negócios do vendedor e aconselhar o comprador sobre possíveis problemas e oportunidades que possam influenciar o preço da compra e/ou as operações futuras.

Auditorias em empresas ou grupos familiares

A Administração de Empresas familiares no Brasil mantém o foco comercial e operacional, e ao longo do tempo se depararam com as dificuldades na transparência e eficiência de seus controles internos, contábeis, fiscais e trabalhistas. O cenário competitivo e os órgãos reguladores do país exigem mais das Empresas nos dias de hoje, seja para a competitividade e sustentabilidade do seu crescimento, seja para o cumprimento das obrigações legais.

A VACC atua junto aos seus clientes em trabalhos de diagnósticos contábil, fiscal e trabalhista, busca a melhoria dos processos e rotinas, redução de riscos financeiros, cumprimento das obrigações legais, o que resulta em uma informação transparente para a tomada de decisão por parte da diretoria.

A VACC desenvolve trabalhos em empresas familiares há 10 anos.

Linhas de Crédito Mais Atrativas Oferecidas Por Bancos de Desenvolvimento!

Os bancos de desenvolvimento são instituições financeiras que têm como objetivo proporcionar o suprimento dos recursos necessários ao financiamento, a médio e a longos prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e social. As linhas de crédito oferecidas por esses bancos, normalmente, são mais atrativas que as dos bancos convencionais, podendo ser o caminho mais curto para o crescimento das empresas.

Para comprovar o uso do dinheiro, esses bancos, quase sempre exigem uma elaborada prestação de contas. Isso implica em melhorias na gestão das finanças e balanços da empresa como um todo, além de auditorias para mitigar erros.

Importância da consultoria contábil fiscal e trabalhista para pequenas e médias empresas

A consultoria contábil, fiscal e trabalhista das demonstrações financeiras não é algo restrito a Empresas de Grande porte, podem ser um diferencial importante para pequenas e médias empresas.

O processo de consultoria resulta em uma melhora gradual do comportamento de governança corporativa, aumento da transparência entre parceiros e redução de riscos o que está diretamente relacionado a perdas inesperadas que afetam o caixa da empresa.

Auditoria do RDA

Pela Lei n.º 8.248/1991, as entidades beneficiárias deverão encaminhar anualmente ao Poder Executivo, conforme regulamento a ser editado pelo Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) o relatório conclusivo sobre as informações contidas no Relatório Demonstrativo Anual (RDA), elaborados por auditoria independente, registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e cadastrada no MCTIC (conforme Portaria n.º 3.118/2018), que ateste a veracidade das informações prestadas.

O auditor independente deve realizar procedimentos específicos de auditoria em conformidade com o Comunicado Técnico IBRACON nº 04/2018 para avaliar o devido cumprimento dos requisitos da Lei n.º 8.248/1991 e alterações posteriores, regulamentada pelo Decreto n.º 5.906/2006.

Em linhas gerais, os aspectos avaliados nesse tipo de trabalho são:

  • Revisão do faturamento incentivado;
  • Revisão quanto ao enquadramento dos projetos e elegibilidade dos dispêndios;
  • Revisão documental dos dispêndios elegíveis;
  • Revisão para a distribuição de investimentos em PD&I – Obrigação;
  • Avaliação da atividade de pesquisa e desenvolvimento;
  • Procedimentos específicos para certas declarações da entidade beneficiária.

Como resultado dos trabalhos, o auditor emite relatório específico para asseguração razoável sobre as informações contidas no RDA, que tem como base a norma NBC TO 3000 – Trabalhos de asseguração diferente de auditoria e revisão, editada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), equivalente à ISAE 3000 – Assurance engagements other than audits or reviews of historical financial information do International Federation of Accountants (IFAC)

A VACC possui em sua estrutura profissionais especializados para a realização deste tipo de trabalho, e com as devidas credencias requisitadas pelas normas vigentes.

Obrigatoriedade de Auditoria das Demonstrações Financeiras para entidades de grande porte

De acordo com a Lei 11.638 de 2007, Sociedades de Grande Porte cujo ativos totais superam o montante de R$ 240 milhões ou faturamento acima de R$ 300 milhões, estão obrigadas a auditoria de suas demonstrações financeiras. Desde 2014, estas Sociedades também estão obrigadas a informar seu auditor independente nos seus cadastros no SPED – Sistema Público de Escrituração Digital.

A VACC é cadastrada na CVM – Comissão de Valores Mobiliários e parceira internacional da DFK, uma das maiores associações de empresas de auditoria, consultoria e contabilidade do mundo. Estamos preparados para atendê-los!!!

Auditorias em Condomínios Comerciais

Trabalho voltado para a validação do demonstrativo de receitas e despesas (prestação de contas) dos condomínios, com procedimentos específicos de auditoria que visam atestar a integridade das arrecadações e gastos dos Condomínios, bem como atestar a pertinência das movimentações financeiras de acordo com as diretrizes do seu estatuto e aprovações da assembleia geral.

Auditoria de Tiragem, Circulação e Distribuição

Este trabalho visa a validação da tiragem anunciada em revistas, jornais e outras publicações. Através de aplicação de procedimentos técnicos específicos revisamos a autenticidade da tiragem divulgada, com validação física, in loco, da quantidade impressa com entregue, provendo maior credibilidade às publicações que as contratam.