Consultoria é basicamente o processo de transferência de conhecimento de uma pessoa para outra. Vamos entender melhor o que isso significa.

Desde os primórdios da civilização, sempre havia alguém mais experiente na tribo que aconselhava seus pares, adultos e jovens. E não eram necessariamente os chefes, ainda que todo líder sempre seja um consultor.

Uma pessoa ensinando a outra já faz parte de um processo de consultoria, seja em qual área for.

Ou seja, podemos então dizer que: consultoria é educação. Transmissão de conhecimentos.

Ainda que conceitualmente a consultoria possa ser chamada de educação e que abranja qualquer área do conhecimento, na prática a palavra está muito associado ao seu emprego profissional. Isso fica claro ao vermos a definição pelo popular Dicionário Aurélio:
“Atividade em que um especialista compartilha o seu conhecimento em forma de orientações específicas para as necessidades do cliente”.
“Empresa, cargo ou lugar de trabalho do consultor”.

Os demais dicionários também caminham nesta linha, de definir consultoria como algo fundamentalmente profissional, ou seja, sempre existem as figuras do consultor e do cliente.

Assim, na prática,  é uma atividade profissional, que envolve um cliente adquirindo conhecimentos de um consultor. E ter um profissional desse tipo, pode fazer toda a diferença.

Os principais tipos de consultorias, com destaque na parte empresarial, temas que aqui falamos com mais frequência, são:

  • Consultoria empresarial
  • Consultoria pessoal – Coach

 

Quanto vale uma consultoria empresarial?

O preço pode variar muito, dependendo do tipo de análise e grau de dificuldade da questão que o consultor vai tratar, e claro, do tempo de experiência da empresa e do nível dos profissionais envolvidos no processo.

Contribuir para processos melhores e mais eficientes e corrigir erros que atrapalham o crescimento da empresa é uma das contribuições desse profissional.

Quer saber sobre as opções de serviços que a VACC apresenta? Fale com a gente e saiba tudo o que podemos oferecer:

contato@vacc.com.br

Mais conteúdos em nossas redes sociais.

Leave A Comment