A VACC auxilia organizações em impostos de uma forma abrangente, que inclui aspectos tributários relativos a questões trabalhistas e previdenciárias e na viabilização de oportunidades na área fiscal, em decorrência, por exemplo, de benefícios e incentivos fiscais previstos pela legislação brasileira.

Clique nas opções abaixo para maiores detalhes:

Planejamento tributário

Sabe-se que os tributos representam importante parcela dos custos das empresas. Com a globalização da economia, tornou-se extremamente importante para a sobrevivência empresarial a correta administração do ônus tributário.

Nesse cenário, a VACC:

  • Analisa a carga tributária incidente sobre as operações;
  • Analisa a melhor forma de estruturação do negócio, de modo a reduzir os custos do empreendimento, inclusive dos impostos;
  • Sugere um planejamento tributário adequado aos negócios;

Como resultado desse planejamento tributário, sua empresa obtém, além da redução de seu ônus tributário, uma melhor estruturação, possibilitando uma melhor gestão do negócio.

Assessoria fiscal permanente

A assessoria da VACC tem como foco a atuação preventiva sobre os aspectos fiscais em estratégias operacionais quanto à legislação tributária, incentivos e demais estratégias que possam ser um diferencial competitivo na tomada de decisões. De forma antecipada e estratégica, busca propiciar informações de alto valor agregado aos clientes.

As atividades relacionadas à assessoria tributária superam as questões relacionadas ao esclarecimento de dúvidas tributárias, em que busca também a criação de fóruns adequados para tornar o estudo e conhecimento tributário uma das rotinas dos profissionais dedicados a áreas financeira, contábil, tributária, jurídicas e operacionais. Para tanto conta com treinamentos específicos, reuniões de comitê de estudos tributários, além da assessoria tributária permanente.

Revisão de procedimentos fiscais (compliance)

Os projetos de compliance, não menos importante que as áreas de planejamento e assessoria, são de fundamental importância para a gestão e governança tributária, tanto no que diz respeito ao pagamento correto dos tributos devidos no país quanto no cumprimento de obrigações acessórias, evitando assim penalidades tributárias e outras restrições, como, por exemplo, a fruição de incentivos fiscais e obtenção de certidões de regularidade fiscal, trabalhista e previdenciário.

Elaboração e revisão de ECF

Como sabido, a partir do exercício de 2015 surge uma nova obrigação acessória: a Escrituração Contábil Fiscal do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido da Pessoa Jurídica, chamada de “ECF”, cuja transmissão substitui a necessidade de apresentação da DIPJ e do Livro de Apuração do Lucro Real (LALUR), bem como inclui um novo livro para a demonstração da Apuração da Contribuição Social (e-LACS).

A apresentação dessa obrigação acessória deverá ser feita por todas as pessoas jurídicas sujeitas à apuração do Imposto sobre a Renda pelos Regimes do Lucro Real, Lucro Presumido ou Lucro Arbitrado, inclusive as equiparadas, de forma centralizada pela matriz e também por determinadas Pessoas Jurídicas imunes e isentas.

Assessoria na recuperação de tributos

Existem atualmente na Legislação Tributária várias situações que possibilitam as recuperações dos créditos de diversos impostos e contribuições (que foram recolhidos), nas esferas judicial e administrativa, que realizamos com larga competência.

Os principais impostos e contribuições que permitem recuperações são: PIS; Cofins; INSS; ICMS; IPI; CSLL e Imposto de Renda.

Aquisição de empresas – Due Diligence

Serviços de apoio no processo de compra e venda de empresas ou unidades de negócios, a partir de trabalhos que envolvem revisão e análise das demonstrações financeiras e das operações do vendedor, empregando procedimentos de auditoria previamente acordados.

O enfoque do serviço é o de conhecer os negócios do vendedor e aconselhar o comprador sobre possíveis problemas e oportunidades que possam influenciar o preço da compra e/ou as operações futuras.