Auditoria: analisar para melhorar

Um dos objetivos principais de auditar algo é analisar de modo imparcial. Feito isso, estudar se os resultados dessa análise demonstram um acordo entre o que está sendo praticado e os objetivos da organização, incluindo as questões legais.

O auditor responsável precisa ter a expertise de conferir com objetividade a aplicação dos procedimentos, e nesse momento e experiência conta muito, pois o profissional é capaz de detectar situações que poderiam gerar um problema futuro. Cabe a esse profissional esclarecer os processos para que eles possam ser corrigidos futuramente.

A auditoria contábil é capaz de fazer uma análise do patrimônio de determinada organização e listar suas entradas e saídas, e então verificar se nesse processo acontece alguma irregularidade, falha ou mesmo desperdício.

As Auditorias podem ser divididas entre Internas e Externas. A Interna tem o foco na gestão da organização, o levantamento das compatibilidades de suas ações e a avaliação dos riscos enfrentados à partir das decisões tomadas internamente. A Externa inclui diferentes departamentos e setores, e analisa o todo e geralmente engloba também outros tipos de auditorias, como financeira, jurídica, empresarial, fiscal. Sendo subdivididas, cada uma é responsável por auditar uma área empresarial específica.

Nós, da VACC, somos credenciados pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários , que foi criada em 1976, pela Lei 6.385/76, “com o objetivo de fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil.”

Essa entidade autárquica é vinculada ao Ministério da Economia e em 2013 passou por uma reformulação de estratégia institucional, reafirmando seus propósitos e definindo novas projeções para até 2023.

Abaixo, você pode conferir o mapa estratégico da CVM, que tem objetivos com resultados organizacionais.

Uma imagem contendo verde, screenshot, placa

Descrição gerada automaticamente

Fale com a VACC, entenda sobre nosso processo qualificado de auditoria e entenda como podemos casar estratégias para que o seu negócio funcione como tem que ser.

Leave A Comment