O que é Auditoria

Auditoria é um exame sistemático que tem como objetivo analisar todas as rotinas organizacionais de uma determinada organização (seja ela pública ou privada, uma empresa, instituição pública ou até mesmo uma organização não governamental – ONG). A auditoria analisa de modo imparcial tais atividades organizacionais para saber se tudo está conforme os objetivos previamente determinados da organização, inclusive no aspecto legal.

Quem desempenha e realiza o processo de auditoria é o chamado auditor, responsável direto pela aplicação dos procedimentos. Cabe ao auditor dispor da parcialidade e objetividade, apresentando todas as falhas encontradas nos processos organizacionais, expondo-as e esclarecendo-as, para que assim possam ser realizadas as posteriores correções. Tais fatos e “provas” encontradas pelo auditor num processo de auditoria são chamados de achados de auditoria.

Tipos de auditoria: existem vários, sendo que cada um é responsável por um tipo de abordagem e requer extrema experiência e qualificação profissional do auditor. Normalmente exige-se uma graduação ou pós-graduação específica na área auditada, como por exemplo, quando trata-se especificamente da área legal e jurídica de uma empresa, a auditoria necessita do suporte de um advogado, sendo ele um dos auditores, para que possa averiguar se a organização descumpriu alguma lei.

 Auditoria contábil

De maneira simples, pode ser definida como a auditoria que analisa todo o dinheiro, recursos e patrimônio que pertence à organização, assim como todo bem de valor que entra e sai da mesma (incluindo o dinheiro, é claro). Através das demonstrações contábeis é possível analisar se há irregularidades, desperdícios ou falhas na gestão organizacional da área contábil.

Através da auditoria contábil é possível diagnosticar todas as possíveis fragilidades patrimoniais da organização e posteriormente corrigi-las, a fim de preservar a saúde financeira da empresa.

Auditoria interna

Tem como objetivo diagnosticar toda a gestão da organização, assim como analisar se suas ações são compatíveis com os valores e objetivos empresariais, além de medir seu índice de eficácia e eficiência para com os mesmos. Além do mais, avalia também os riscos enfrentados e encarados pela organização em decorrência das atitudes tomada pelos gestores.

Auditoria externa

Esse modelo de auditoria analisa a empresa como um todo, o que inclui vários de seus departamentos e setores, de modo a obter uma visão geral, o que envolve outros tipos de auditoria, tal como as financeiras, jurídicas e outras.

Existem ainda vários outros tipos de auditoria, tais como a auditoria fiscal, auditoria empresarial, auditoria operacional entre outras; cada uma responsável por analisar um aspecto da organização.

Leave A Comment